Qual a importância do corretor de seguros?
O Corretor de Seguros é o profissional que representa o segurado (cliente) junto à seguradora e detêm os conhecimentos necessários referentes às leis, sinistros, apólices e demais particularidades referentes aos seguros.
Por isso, poderá auxiliar o segurado em todas as etapas de contratação de um seguro fazendo a intermediação entre cliente e seguradora.
Seguro só com corretor de seguros
O Corretor de Seguros estará presente em todo o processo de contratação de um seguro garantindo maior segurança e tranquilidade ao segurado, pois ele irá assessorar o cliente durante toda a vigência e renovação do contrato de seguro.
Por isso, é de fundamental importância esclarecer ao máximo todas as dúvidas sobre o seguro que está contratando diretamente com esse profissional.
Além disso, o corretor precisa desempenhar um bom atendimento ao cliente e também auxiliar todas as vezes que o segurado possuir dúvidas ou precisar de ajuda.
Devo pagar o corretor de seguros?
Não! O Corretor de Seguros recebe uma comissão que já está incluída no valor que o cliente paga pelo seguro.
SUSEP
O Corretor de seguros é um profissional do ramo securitário certificado pela Escola Nacional de Seguros no Brasil e com registro na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).
O Corretor de Seguros pode ser autônomo, pessoa física, ou pessoa jurídica.
Antes de contratar um seguro, certifique-se que o corretor de seguros está devidamente homologado junto a SUSEP.
O código de ética
A Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e Resseguros (FENACOR) em 2008 elaborou o código de ética do corretor de seguro que foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP).
Para acessar o código de ética do corretor de seguros clique aqui.
Conclusão
A importância do corretor de seguros se inicia na intermediação entre cliente e seguradora, pois normalmente as seguradoras não comercializam seus produtos diretamente aos clientes.
Quando o Corretor não é empregado da seguradora, poderá garantir ao cliente a busca pelo plano, seguro e empresa seguradora que melhor se adequem as suas necessidades.
Por isso, ele vai atuar como um consultor, atuando em todas as etapas de contratação do seguro.
Seu papel vai além da comercialização do seguro, ele quem vai auxiliar para garantir que as seguradoras cumpram o que consta na Apólice.
Além disso, o corretor é remunerado através de uma comissão que é um percentual do valor do prêmio pago pelo segurado e que é concedida pela segurada.
Para isso, deverá ser um profissional autônomo, pessoa física ou jurídica devidamente homologada junta a SUSEP e de reconhecida honestidade, boa-fé, transparência, integridade e ciente de suas responsabilidades perante segurados e seguradoras.