Classe de Bônus no Seguro Auto

Classe de bônus no seguro auto é um percentual de desconto concedido ao cliente, conhecido como segurado, concedido através de pontos no ato da renovação da apólice (que é o contrato de seguro) após um ano de vigência sem a ocorrência de sinistros.
Classe de Bônus Seguro - Informações

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Você sabe o que é classe de bônus no seguro veicular? Na hora de contratar o seguro auto, todo mundo quer as melhores coberturas para garantir proteção ao carro e tranquilidade ao conduzir sobre os riscos eminentes a que somos submetidos diariamente.

O que muitos não sabem, é que ao renovar a apólice, é possível usufruir de benefícios como descontos em forma de pontuação, que podem reduzir o valor do seguro.

Vamos entender melhor com esse artigo, como conseguir essa pontuação!

O que é classe de bônus de seguro?

Classe de bônus de seguro é um percentual de desconto sobre o prêmio do segurado, concedido através de pontos no ato da renovação da apólice após um ano de vigência.

Como acumular classe de bônus?

Se o veículo segurado não sofreu sinistro, ao renovar o seguro a corretora concederá uma pontuação.

Essa pontuação é o que chamamos de classe de bônus, que representa descontos progressivos cumulativos por renovação de apólice.

Ou seja, para acumular classe de bônus o segurado não deve sofrer nenhum sinistro durante os anos de vigência de seguro e deve renovar a apólice respeitando o prazo estipulado.

Como funciona a classe de bônus?

O segurado que não fez uso do seguro durante a vigência da apólice, será premiado com a classe de bônus. Esse prêmio se trata de um percentual de desconto geralmente de 5%, que vai variar de acordo com as políticas de cada seguradora.

Essa classe de bônus se inicia em 0 (zero) e pode chegar até 10 (dez), influenciando em possíveis descontos.

Por exemplo, o segurado que está em seu primeiro ano de vigência da apólice, ou que já sofreu algum sinistro, será categorizado em 0. Aqueles que consecutivamente renovarem o seguro sem registrar ocorrência de sinistro, aumentará a sua pontuação contribuindo para descontos no valor do seguro.

Para que serve classe de bônus seguro?

A classe de bônus serve para categorizar o perfil de cada motorista. Dessa forma os bônus aumentam a cada renovação de seguro realizada sem sinistro.

É uma premiação para os motoristas que, durante a vigência da apólice, não se envolveram em acidentes de trânsito, não teve o carro roubado ou furtado e não solicitou cobertura para terceiros.

Esses segurados representam uma classe de motoristas que minimizam as chances de sinistro.

Quando perco os pontos da minha classe de bônus?

Acionar a seguradora para cobertura de algum sinistro acarretará na perda de uma pontuação na sua classe de bônus, proporcionalmente igual aos sinistros registrados ao longo do ano.

Portanto, perderá pontuação:

Ou seja, se você já contempla 5 pontos na sua classe de bônus, sofrer um acidente de trânsito e solicitar a sua seguradora a cobertura por colisão, na próxima renovação da apólice, terá sua classe de bônus reduzida para 4.

Outra prática que acarreta na perda da sua pontuação é o atraso na renovação da apólice:

Quando não perco os pontos da minha classe de bônus?

Você não perderá sua classe de bônus se acionar os serviços 24 horas para assistências como, solicitação de reboque, apoio residencial, auxílio chaveiro e cobertura de danos a vidros por exemplo.

Tenha bastante atenção, pois, a renovação da apólice deve ocorrer em até no máximo 30 dias após o vencimento para subir um ponto na sua classe de bônus.

Antecipar a renovação da sua apólice antes do término de vigência, ainda que não tenha sofrido nenhum sinistro, não acarreta na perda da classe de bônus, porem também não aumenta, apenas manterá a pontuação que já tinha.

Qual o desconto da classe de bônus?

O desconto da classe de bônus vai variar de acordo com o perfil do motorista, como gênero, idade, estado civil, profissão, características do veículo e condições a que ele será submetido.

Como já explicado acima, as classes se iniciam em 0 e chegam até 10, podendo o percentual de descontos chegar a 50% dependendo do segurado.

Como descubro minha classe de bônus atual?

Na sua apólice de seguro, você consegue identificar a sua classe atual no campo “Bônus”, ou pode solicitar o seu corretor de seguros em caso de dificuldades.

Eu perco minha classe de bônus se eu mudar de carro, seguradora ou corretora?

Não! A classe de bônus é um benefício vinculado somente ao segurado e não ao carro ou a seguradora em questão. Dessa forma se não houve ocorrência de sinistro, não haverá alteração na pontuação.

Portanto, mesmo ao realizar a troca do veículo ou mudança para uma nova seguradora, a classe de bônus que são os pontos já acumulados, serão mantidos na próxima renovação de apólice, desde que ocorra dentro dos prazos.

Porém ao trocar de carro antes do término da vigência, será realizado um endosso, uma nova avaliação de riscos e correção do valor do seguro, podendo ficar mais caro ou mais barato.

E ao trocar de corretora durante a vigência, a apólice atual será cancelada, podendo o segurado ter que arcar com pagamento residual, calculado com base na Tabela de Prazo Curto.

Posso transferir minha classe de bônus para outra pessoa?

No geral a classe de bônus não pode ser transferida para outras pessoas, no entanto, algumas seguradoras permitem esse processo mediante algumas situações específicas.

As possibilidades para a Transferência de Direitos e Obrigações (TDO), são:

1

Transferência de pessoa jurídica para pessoa física, mediante comprovação por contrato social

2

Transferência entre cônjuges que apresentem certidão de casamento e comprovem que o novo segurado sempre foi o condutor do veículo.

3

Transferência entre pais e filhos que apresentem certidão de nascimento e comprovem que o novo segurado sempre foi o condutor do veículo.

Conclusão

É fundamental preencher corretamente a sua classe de bônus no seguro auto durante a renovação da apólice, pois ela tem influência no cálculo do valor do seguro e nos descontos!

Conte sempre com a ajuda do seu corretor de seguros para isso. 

A classe de bônus, portanto, funciona como um incentivo para o segurado manter uma postura cuidadosa e preventiva, já para as seguradoras, o benefício é a possibilidade de estipular de forma mais precisa o valor a ser cobrado pelo seguro.

Artigos Relacionados

Quais seguradoras que aceitam veículo de leilão?

Quais seguradoras que aceitam veículo de leilão?

Segundo regulamentação vigente as seguradoras podem recusar a fornecer proteção a um veículo de leilão, no entanto, a cobrança de valores irregulares somente porque o veículo foi comprado em um leilão é considerado uma prática abusiva.

Leia Mais
Seguro cobre enchente? Veja a resposta em nosso site.

Seguro cobre enchente

Existem seguros com coberturas completas incluindo roubo ou furto, acidentes por incêndio, colisão, eventos da natureza e alagamentos em estacionamentos e garagens causados por enchentes.

Leia Mais
Acidente Veicular: engavetamento

Engavetamento: quem paga?

Há dois tipos de engavetamento: (I) automóvel choca em um veículo à sua frente criando um estado em cadeia, em geral, a culpa é do causador da primeira colisão; (II) motorista freia bruscamente causando colisões sucessivas nos veículos atrás, em geral, a culpa é de cada condutor que não conseguiu frear.

Leia Mais

Ebook

Tudo que você precisa saber antes de contratar um Seguro Auto

Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!