Como a seguradora investiga sinistros?

Atualmente a principal forma de investigação de sinistro é através de uma análise baseada em regras rígidas feita pelo analista do sinistro, no entanto, há algumas iniciativas no mercado de desenvolvimento de algoritmos para identificação de fraudes.

Saiba como a seguradora investiga sinistros

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Vamos entender um pouco mais sobre como a seguradora investiga sinistros veiculares a seguir.

As seguradoras têm utilizado a tecnologia como aliada para se prevenir e combater as fraudes.

Por isso, existem startups que atuam nessa prevenção, desenvolvendo algoristmos de machine learning. 

machine learning: é uma ferramenta que irá cruzar várias fontes de informações e estimar quando uma proposta de indenização de seguro ou sinistro tem maior possibilidade de ser fraudulenta.

Mas, mesmo investindo em tecnologia, ainda existem dificuldades em provar irregularidades.

 

Como a seguradora investiga seguro auto

Como a seguradora investiga roubo de carro?

A maioria das seguradoras utilizam basicamente o analista do sinistro como base de investigação, e, boa parte delas baseiam-se em regras rígidas (Red-Flags).

Por outro lado, contar apenas com a observação do analista que realiza a abertura do sinistro veicular, abre margem para se cair em golpes.  Já que a fraude por roubo de carro é mais difícil de ser descoberta.

Um dos primeiros passos é começar a analisar as fraudes em sinistros com sistemas avançados. Pois, o investimento em tecnologia que propicia prevenções mais assertivas pode gerar ganhos, economia e mais produtividade.

Sob o mesmo ponto de vista, através de controle tecnológico de prevenção a fraudes, é possível identificar se a pessoa mudou o nome ou os dados do veículo. 

Também é possível saber se compartilhou endereços e e-mails, se fez junção de pessoa física com pessoa jurídica, entre outros cruzamentos de informações.

Além disso, investigadores podem interrogar os familiares, vizinhos e possíveis testemunhas no local do roubo e versões controversas contada para a seguradora e para a polícia ao registrar o BO. 

Também podem auxiliar na identificação da fraude.

Como a seguradora investiga roubo de celular?

Para acionar o seguro contra roubo de celular a seguradora exige o boletim de ocorrência (BO) do fato ocorrido.

A polícia militar interroga a vítima e identifica divergências de informações.

Também pode se deslocar até o local para verificar câmeras de segurança que tenham elucidado o crime.

Assim, se confirmada a fraude após receber a indenização, o segurado pode ser indiciado por estelionato e por falsa comunicação de crime.

Como a seguradora investiga seguro celular

Quando a indenização é aprovada, como recebo?

Após comprovada a ocorrência do fato que gerou o benefício e a entrega de toda a documentação, o prazo máximo é de 30 dias para você receber a indenização que é creditada na conta do segurado.

O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

Em caso de seguro auto, se a seguradora se negar a pagar a indenização e não quiser chegar a nenhum acordo, é necessário entrar com ação judicial para garantia dos seus direitos.

Enquanto que se o seguro do celular for negado, é preciso solicitar o contrato de adesão ao cliente para identificar se a seguradora agiu adequadamente ou não.

O direito só se aplica a casos de furto qualificado e roubo comprovado, furto simples não é indenizado.

Confirmada a irregularidade o consumidor pode recorrer ao Procon e/ou ação judicial.

Conclusão

Primeiramente, fraudar seguros implica em pena de um a cinco anos de prisão, conforme o artigo 171 do código penal.

Assim sendo, como a seguradora e investiga e os programas de prevenção às fraudes e Investigação Especial tem se tornado cada vez mais eficientes e sofisticados.

Além disso, as seguradoras estão entendendo a importância e os resultados financeiros positivos em investir em tecnologia.

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

BMG Seguros

BMG Seguros

A BMG Seguros é uma empresa fundada em 2016, fazendo parte do grupo BMG e, desde 2019, com sociedade junto a Assicurazioni Generali, garantindo-se como um dos maiores players do mercado segurador e ajudando a transformar este mercado.

Leia Mais
Berkley Seguros Brasil

Berkley

Empresa integrante do grupo WR Berkley Corporation, fundado em 1967. Presente no Brasil desde 2006, possui sete filiais localizadas em capitais estratégicas, dentre elas Belo Horizonte, Curitiba e Recife, garantindo atuação nacional.

Leia Mais
Banestes Seguros

Banestes Seguros

Empresa integrante do Sistema Financeiro Banestes, sediada em Vitória, no Espírito Santo, possui grande market share do estado, atuando desde 1971 com qualidade e eficiência, mantendo a confiabilidade da marca Banestes.

Leia Mais
Austral Seguradora

Austral Seguradora

Empresa fundada em 2010, desenvolve um modelo de negócios direcionado ao mercado nacional. É controlada pela Vinci Partners, uma das principais gestoras independentes do Brasil e oferece soluções voltadas a gerenciamento de riscos.

Leia Mais
Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!