O que é Laudo Cautelar?

O laudo cautelar, também conhecido como vistoria ou perícia cautelar, é um relatório com as principais informações sobre as condições do veículo e é realizado através de uma avaliação detalhada do automóvel por estabelecimentos qualificados e especializados.

O Que é Laudo Cautelar? Tudo que você precisa saber

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O laudo cautelar existe a bastante tempo, no entanto não é tão conhecido no mercado. Isso se dá pelo fato de não ser um documento obrigatório na hora de comprar um veículo. O que sem dúvidas é muito prejudicial tanto para quem compra como para quem vende.

Afinal, no ato de comprar um veículo ainda mais nos casos de usados é normal e necessário querer saber toda sua procedência. Se ele está em perfeito estado e se foram feitos reparos. Como também alterações que afetem em sua originalidade e funcionamento.

E apenas ter um olhar criterioso não é suficiente para identificar todos esses detalhes. Sendo necessário que o veículo seja ele um carro ou moto passe por um profissional capacitado para fazer essas verificações. E com base na análise realizada forneça um laudo que contenha tudo isso.

A saber, esse é o laudo cautelar. E o próprio nome traduz bem o que significa, visto que é uma questão de cautela e cuidado. Que todos aqueles que pensam em comprar ou vender um veículo deveriam ter.

O que é Laudo Cautelar e para que serve?

De fato, como o próprio nome já diz é uma forma de cautela, em que um veículo passa pela análise de um profissional que atesta todas informações pertinentes a ele.

Fazendo para isso um laudo detalhado, elencando os aspectos do veículo que são observados. Inclusive se existem restrições ou outros problemas que afetem a funcionalidade e originalidade.

O laudo cautelar serve para informar e atestar as condições veiculares, o que acaba sendo um benefício tanto para quem deseja comprar o veículo. Visto que tem a comprovação do estado em que esse se encontra. E se realmente vale ou não a pena efetuar a compra.

Da mesma maneira o vendedor, que com o laudo consegue comprovar aos interessados informações pertinentes. Podendo inclusive que esses fatos influenciem no valor de mercado do veículo.

O que consta no Laudo Cautelar?

No laudo cautelar devem estar listados tudo aquilo que for relacionado ao veículo. Incluindo então a documentação e procedência. Como também análise de motor, itens de segurança e a estrutura em si.

Sendo anotado quaisquer eventuais alterações que possa ter sofrido, e não tenha sido informado pelo proprietário ou vendedor.

Como o Laudo é Feito?

O laudo cautelar é realizado por um profissional capacitado que faz toda vistoria do veículo. Para verificações a respeito de documentação e procedência que possui acesso as informações do veículo dentro do Detran do respectivo Estado.

E dessa maneira são coletados dados como irregularidades no documento, restrições, bloqueios judiciais, adulterações.  

Ademais alteração ou danos em placa, casos de roubo ou furto envolvendo o veículo, a ocorrência de sinistro, e até mesmo a passagem por leilão. Além disso o profissional avalia todas questões relacionadas.

Qual a diferença de Laudo Cautelar e Vistoria de Transferência?

A primeira diferença entre laudo cautelar e vistoria está na obrigatoriedade que um tem e outro não. A vistoria de transferência é obrigatória determinada inclusive pelo Código de Trânsito Brasileiro, e deve ser realizada sempre que um automóvel usado for comprado.

Enquanto o laudo cautelar não é obrigatório e nem tem previsão legal. Outro ponto que difere os dois são os detalhes informados. Sem dúvida o cautelar é muito mais completo e permite com que o comprador saiba realmente todas informações pertinentes ao veículo.

 

Além disso a vistoria tem como funções observar se a negociação envolvendo o veículo está dentro dos âmbitos legais. E não realiza grandes investigações acerca de outras informações.

Vistoria de Transferência

Laudo Cautelar

Laudo Cautelar: O Que Pode Avaliar

Custos para realização

Eventualmente ter um laudo cautelar do veículo gera custos ao interessado, visto que é necessário contratar uma empresa especialista. Que conte com os profissionais capacitados para realizar de maneira adequada.

Dessa forma os valores cobrados para realização de vistoria e produção do laudo variam de acordo com a empresa escolhida. Podendo chegar em uma média de R$120,00 a R$300,00 reais. Valor esse que deve ser pago pelo interessado no laudo.

Vantagens

São inúmeras vantagens principalmente se pensadas pelo ponto de vista de quem está comprando o veículo. Afinal ter conhecimento de todas informações pertinentes a ele mostra se a compra realmente deve ser efetuada.

Se o vendedor está ofertando um valor que corresponde as condições desse veículo. Como também se adquirir não irá ocasionar dores de cabeça no futuro.

No entanto o vendedor também é beneficiado, visto que com o laudo cautelar tem condições de estipular um preço justo pelo veículo. E comprovar a veracidade das informações que fornece a possíveis compradores.

O laudo não se configura como um gasto desnecessário, mas sim um investimento.

Escolher uma boa empresa de vistoria é importante

No momento de escolher uma empresa de vistoria para realizar o laudo é fundamental observar se ela é realmente seria e capacitada. Qual a opinião de outros usuários dos serviços da empresa.

Se ela está regularizada e se realmente tem permissão para emissão de laudos cautelares.

Porque fazer o Laudo Cautelar?

Eventualmente a dúvida da maioria dos compradores de veículos usados é de o porquê fazer o laudo cautelar. Visto que já existe a necessidade e os custos para realizar a vistoria de transferência.

No entanto deixar de fazer o laudo cautelar é um risco que pode ter como consequência um preço muito alto. Adquirir um veículo sem saber de absolutamente todas suas informações pode te colocar em uma situação complicada.

O laudo cautelar é um investimento, que feito traz ao comprador de um usado a segurança em realmente fazer o negócio. Sem se preocupar com eventuais problemas de documentação ou originalidade.

E não apenas isso, é também um investimento a ser feito pelo vendedor que com base no laudo tem condições de vender o veículo por um preço de mercado justo.

Deixar de realizar o laudo cautelar pode se tornar uma grande dor de cabeça no futuro.

Artigos Relacionados

Classe de Bônus Seguro - Informações

Classe de Bônus no Seguro Auto

Classe de bônus no seguro auto é um percentual de desconto concedido ao cliente, conhecido como segurado, concedido através de pontos no ato da renovação da apólice (que é o contrato de seguro) após um ano de vigência sem a ocorrência de sinistros.

Leia Mais
Quais seguradoras que aceitam veículo de leilão?

Quais seguradoras que aceitam veículo de leilão?

Segundo regulamentação vigente as seguradoras podem recusar a fornecer proteção a um veículo de leilão, no entanto, a cobrança de valores irregulares somente porque o veículo foi comprado em um leilão é considerado uma prática abusiva.

Leia Mais
Seguro cobre enchente? Veja a resposta em nosso site.

Seguro cobre enchente

Existem seguros com coberturas completas incluindo roubo ou furto, acidentes por incêndio, colisão, eventos da natureza e alagamentos em estacionamentos e garagens causados por enchentes.

Leia Mais