O que é Seguro Compreensivo?

O seguro compreensivo agrupa diversos tipos de coberturas, como por exemplo, roubo e furto, colisão, incêndio e muito mais em uma única apólice.
Tudo Sobre Seguro Compreensivo

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O seguro é uma das melhores opções para preservar o seu bem de inúmeros danos e prejuízos causados por riscos diverso e uma modalidade muito comum de seguros e amplamente comercializado é o seguro compreensivo.

Por isso, vamos mostrar a você tudo que você precisa saber sobre o que é o seguro compreensivo, o que é seguro não compreensivo, suas vantagens e como funcionam.

Como surgiu a cobertura de seguro compreensiva?

Antigamente os seguros eram bastante delimitados, sendo utilizados para cobrir apenas um tipo de sinistro, como por exemplo, seguro específico para roubo, e assim não cobriam qualquer tipo de dano que você pode vir a sofrer com seu bem segurado.

O seguro compreensivo veio para unificar em uma única apólice vários tipos de sinistros, concentrando inúmeras coberturas em um único documento, assim, facilitando o processo para segurado e seguradora.

A necessidade deste seguro veio exatamente pela sua flexibilidade onde o segurado pode ter em um mesmo seguro a garantia contra os principais sinistros.

Concentrando inúmeras formas protetivas em um documento, assim, tornando fácil o processo para segurado e seguradora.

Como funciona o seguro não compreensivo

O seguro não compreensivo possui uma proteção menos abrangente, geralmente, as coberturas são específicas e vendidas separadamente. Além disso, geralmente este tipo de seguro não costuma cobrar franquia, por não cobrir danos parciais.

Seguro Compreensivo

Uma única apólice cobre diversos tipos de risco. Segurado paga por um conjunto de coberturas.

Seguro não compreensivo

Cobre apenas risco específico. Coberturas vendidas separadamente.

Seguro compreensivo: principais características, o que ela cobre?

Dentre os principais ramos que comercializam seguros compreensivos se destacam:

Os seguros compreensivos do grupo patrimonial garantem, normalmente, três riscos:

INCÊNDIO

QUEDA DE RAIO

EXPLOSÃO

Além dos riscos citados acima, é possível a contratação de coberturas adicionais, tais como: vendaval, perda de aluguel, queda de aeronaves, dentre outras.

Também podem haver coberturas de responsabilidade civil como do síndico e/ou condomínio, danos materiais, familiar, ou a veículos de terceiros, de despesas médicas/ hospitalares/ odontológicas de pessoas, e assim por diante.

Vantagens do seguro compreensivo

São variados os benefícios desta modalidade de seguro, dentre as quais se destacam:

Seguro Compreensivo Veicular

A maioria dos seguros veiculares comercializados são compreensivas. Além das coberturas básicas (Incêndio, queda de raio e explosão) dentre as principais coberturas ofertadas estão:

Seguro Compreensivo Veicular

Muitas seguradoras oferecem também assistência 24 horas com direito a guincho, socorro mecânico, entre outros.

Além disso, o segurado pode contratar coberturas adicionais como proteção de vidros, equipamentos, blindagem e muito mais conciliando os desejos do segurado e os serviços desmobilizados pelas seguradoras.

Conclusão

Claro que, não existe um seguro melhor que o outro, cada um possui suas características específicas e o segurado pode escolher qual é o melhor perfil para as suas necessidades e entender o que é seguro compreensivo ajuda com essa tarefa.

Artigos Relacionados

Classe de Bônus Seguro - Informações

Classe de Bônus no Seguro Auto

Classe de bônus no seguro auto é um percentual de desconto concedido ao cliente, conhecido como segurado, concedido através de pontos no ato da renovação da apólice (que é o contrato de seguro) após um ano de vigência sem a ocorrência de sinistros.

Leia Mais
Quais seguradoras que aceitam veículo de leilão?

Quais seguradoras que aceitam veículo de leilão?

Segundo regulamentação vigente as seguradoras podem recusar a fornecer proteção a um veículo de leilão, no entanto, a cobrança de valores irregulares somente porque o veículo foi comprado em um leilão é considerado uma prática abusiva.

Leia Mais
Seguro cobre enchente? Veja a resposta em nosso site.

Seguro cobre enchente

Existem seguros com coberturas completas incluindo roubo ou furto, acidentes por incêndio, colisão, eventos da natureza e alagamentos em estacionamentos e garagens causados por enchentes.

Leia Mais

Ebook

Tudo que você precisa saber antes de contratar um Seguro Auto

Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!