Seguradoras: Guia Completo

Seguradora (companhia de seguros) é uma empresa de sociedade anônima que através de contratos, conhecidos como apólices, assumem riscos do cliente (segurado). O segurado paga determinado valor (prêmio) e se ocorrer um sinistro, a seguradora precisa honrar com as condições da indenização descritas na apólice contratada.
Seguradoras: guia completo

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O que é uma seguradora?

A seguradora é uma firma constituída sob a forma de sociedade anônima autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) a comercializar seguros. 

A seguradora pode atuar apenas nas atividades referentes aos ramos de seguros, planos de previdência e títulos de capitalização podendo operar em outros setores exclusivamente como investidora.   

No Brasil são regulamentadas mais de cem seguradas que podem atuar em diversos ramos de seguros tais como: seguros para pessoas físicas, seguros para pessoas jurídicas e seguros rurais abrangendo bens materiais (como casas, carros, prédios, entre outros) e imateriais (como vida do segurado).

Para contratação do seguro a seguradora atua de duas formas principais: na emissão da apólice (contrato) e, caso seja necessário, no pagamento da indenização conforme termos e condições expressas na apólice.

Principais seguradoras do país

SUSEP

Para ser uma seguradora é necessária autorização concedida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) que é um órgão vinculado ao Ministério da Fazenda.  

A SUSEP atua no controle e fiscalização do mercado de seguros garantindo o cumprimento dos direitos dos clientes estabelecendo as diretrizes de operação na comercialização de seguros no Brasil.

Dentre os objetivos da fiscalização realizadas pela SUSEP pode-se destacar o monitoramento dos recursos financeiros das seguradoras, garantido que caso ocorra algo catastrófico ou a necessidade de indenização dos seus segurados, a seguradora possa cumprir com sua obrigação de indenizar os segurados.

Por isso, antes de contratar um seguro verifique junto a SUSEP se a seguradora está devidamente cadastrada e habilitada para operar no mercado de seguros.

Seguradora e Corretores de Seguros

A seguradora é a empresa responsável pelo seguro em si enquanto que os corretores de seguros, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, são responsáveis pela intermediação entre segurado (cliente) e seguradora. 

É através do corretor que o segurado faz a contratação do seguro assim como alterações na apólice, inclusão e exclusão de coberturas, entre outros.

Tanto a seguradora quanto o corretor de seguros precisam de autorização da SUSEP para operar.

O corretor de seguros pode atuar com mais de uma seguradora e assim auxiliar em todas as etapas contratação do seguro, iniciando o seu trabalho na identificação do melhor produto para o perfil e necessidades do segurado.

O Corretor de Seguros

Seguradoras: tudo sobre as principais seguradoras do país

Os corretores de seguros são profissionais autorizados pela SUSEP a intermediar a contratação dos produtos oferecidos pelas seguradoras. 

O suporte do corretor de seguros pode ser considerado como uma consultoria e não apenas uma venda de produtos por possuir os conhecimentos necessários para auxiliar no cumprimento do contrato.

Por isso, antes da contratação de um seguro verifique se o corretor e/ou corretora possuem habilitação junto a SUSEP para comercialização de seguros.

Seguradora Online

A seguradora online consiste em plataformas que possibilitam a contratação do seguro pela internet através de aplicativos e/ou sites conhecidos como canais de divulgação. 

Geralmente são apresentadas ao cliente as condições gerais do seguro e a contratação é realizada diretamente pelo canal de divulgação.

Cooperativas e Associações

As associações ou cooperativas atuam como um grupo de membros/associados que formam um fundo monetário para indenização em caso de sinistro.

No entanto, esse tipo de prática não é considerado seguro e são comercializados com nomes como “proteção veicular”, “proteção patrimonial” e assim por diante.

De acordo com a Susep, as cooperativas e associações não possuem autorização da instituição para comercializar seguros e por isso, fazem isso de forma ilegal não havendo qualquer tipo de acompanhamento técnico de suas operações.  

Deste modo, o cooperado não tema a possibilidade de cobrar judicialmente, caso precise, pois se trata de uma operação sem registro.

A seguradora deve cumprir todos os critérios estipulados pelos órgãos competentes e se responsabiliza por reembolsar o segurado em até 30 dias, no caso de sinistro.

Já as cooperativas e associações não se tem uma fiscalização do prazo para pagamento, podendo esse período ser bem maior e em alguns casos chega a não receber o valor.

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

Suhai Seguradora - Informações

Suhai Seguradora

Empresa nascida do Grupo Suhai, empresa líder no segmento de segurança pessoal, com mais de 25 anos de trajetória. A Suhai Seguradora é especialista em Seguro de Roubo e Furto e atende clientes que geralmente não conseguem um seguro tradicional.

Leia Mais
Tudo sobre a Sulamérica Seguros

Sulamérica

Empresa integrante do Grupo Allianz, um dos líderes globais em seguros, presente em mais de 70 países e atendendo a mais de 150 milhões de clientes. Oferece mais de quarenta soluções em seguros automotivos, residência, negócios, vida e saúde.

Leia Mais
Tokio Marine Seguradora - Um guia completo

Seguradora Tokio Marine

Empresa nascida no Japão, atua sempre com excelência para cumprir sua missão de proporcionar tranquilidade e segurança às pessoas e empresas. É uma das principais seguradoras do país, aliando conhecimento técnico e comprometimento.

Leia Mais
Seguradora Zurich - Guia Completo

Seguradora Zurich

Empresa fundada em 1872, sediada em Zurique, é uma das principais do mercado segurador do mundo. Possui aproximadamente 55 mil colaboradores, oferecendo uma ampla gama de produtos e serviços e atuando em mais de 215 países e territórios.

Leia Mais
Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!