Quais seguradoras que aceitam veículo de leilão?

Segundo regulamentação vigente as seguradoras podem recusar a fornecer proteção a um veículo de leilão, no entanto, a cobrança de valores irregulares somente porque o veículo foi comprado em um leilão é considerado uma prática abusiva.
Quais seguradoras que aceitam veículo de leilão?

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Neste artigo você irá descobrir quais seguradoras que aceitam veículo de leilão e como funciona o seguro para essa modalidade.

De acordo com o Inciso IX do Artigo 39 da Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990 – a seguradora não pode se recusar a prestar o serviço sem antes realizar a vistoria técnica.

Também não pode cobrar valores irregulares somente porque o veículo foi adquirido em leilão, pois essa prática é considerada abusiva.

No entanto, mesmo após a vistoria, a seguradora não é obrigada a fornecer proteção ao seu carro. Assim sendo, ela só precisa se negar devidamente por um documento especificando o motivo de não prestar o serviço.

Em resumo, a seguradora não tem obrigatoriedade em realizar um seguro para automóveis de leilão. Ou seja, pode ser aceito ou não, dependendo da análise da seguradora. 

 

Sim! É possível contratar seguro para carros de leilão. 

Porém, ele deve conter o laudo emitido pelo Detran de inspeção veicular, que atesta que o veículo está legalmente regular.

No entanto, se o carro foi comprado de forma descuidada e apresentar documentação irregular ou adulterada, a seguradora pode se recusar a fornecer o serviço.

Para encontrar uma seguradora que aceite o seu veículo, procure por um corretor que tenha diversas parcerias para te auxiliar a encontrar a melhor opção.

Como a indenização integral pode variar de 70 a 90% da Tabela Fipe, já solicite orçamento com essa variação para aumentar as chances de aceitação em caso de perda total.

Por isso, solicite cotação de apólice de seguro com coberturas variadas, como cobertura compreensiva e somente incêndio ou roubo.

O leilão precisa de autorização da Prefeitura Municipal, do Detran e deve estar em cumprimento das regras.

Pois, depois de adquirir o carro leiloado não é possível solicitar indenização devido ao estado que o veículo se encontra, se certifique de avaliar toda a estrutura antes de arrematar o bem.

Além disso, exija informações de todos os problemas do veículo, como sinistro, perda total ou a possibilidade de recusa do seguro.

Dicas importantes para avaliar no leilão

Quais são os tipos de veículos encontrados em leilão?

Os veículos são encontrados por categorias:

Ocorre quando o proprietário não cumpre com a quitação das mensalidades e acaba perdendo o veículo.

Por isso, normalmente, são recuperados em perfeito estado e conseguem o seguro mais facilmente com variação de 75 a 95% da tabela Fipe em caso de perda total.

Como o carro já terá avarias é possível que se consiga somente seguro contra roubo e furto, a seguradora deverá fazer uma análise completa do veículo.

A seguradora deve analisar o sinistro através da apólice, o valor da cobertura será provavelmente abaixo da tabela Fipe, porém, não representa riscos.

As chances de obter seguro nesses casos são baixas, pois, significa que o sinistro é no mínimo médio e uma peça que já foi concertada tem mais chances de danificar novamente

São casos em que o veículo tem possibilidade de nem mesmo voltar a rodar (ou seja, já considerado sucata). 

Por isso, as chances de um seguro são quase inexistentes. Pois, um sinistro total representa danos acima de 75% do valor do carro

O chassi pode ser remarcado após roubo ou furto, após acidentes que o danificou e em caso de corrosão natural. 

Também pode se conseguir o seguro com a desvalorização de 10 a 30% da Tabela Fipe.

De onde vêm os carros de leilões?

Essa modalidade de compra é possível tanto pessoalmente quanto pela internet, das seguintes maneiras:

Se o proprietário não cumpre com o pagamento das parcelas mensais de um financiamento, a financeira pode apreender o veículo e disponibiliza-lo em leilão

Após recuperar veículos que apresentaram sinistro total, furto ou roubo são colocados em leilão se o segurado já tiver sido indenizado

Pessoas que desejam vender o veículo e optam por leilões

Algumas empresas leiloam seus carros antigos quando desejam renovar a frota

Como funciona a vistoria para avaliar as condições do veículo?

A inspeção averigua todas as particularidades do carro, como, verificação do chassi, lataria (se a pintura está em boas condições, se possui alguma avaria), pneus e o estado geral da mecânica.

Por que carro de leilão faz seguro com valor da tabela FIPE Reduzido?

Após a ocorrência de sinistro e de leilão o valor de mercado do veículo se torna inferior.

Como o veículo é comprado por cerca de 30 a 40% abaixo do valor de mercado, as seguradoras também não cobrem 100% do valor da Tabela Fipe.

Como funciona o seguro para carro comprado em leilão?

Assim como o seguro padrão, em carros leiloados pode cobrir contra perda parcial, que é quando o veículo sofre danos em que os custos de reparação não atingem 75% do valor indicado na Tabela Fipe e perda total, que é quando o custo do conserto do veículo ultrapassa 75% do seu valor.

Assim sendo, você vai encontrar coberturas de apenas furto e roubo, mas também, coberturas completas que indenizam também contra colisão, incêndio, enchentes e fenômenos naturais.

Enfim, tudo dependerá das condições em que seu veículo leiloado se encontra e da seguradora que optar por contratar.

Conclusão

Agora você já sabe que tão importante como saber quais seguradoras que aceitam veículo de leilão é preciso conhecer todos os riscos e os cuidados que precisa ter ao comprar um veículo em um leilão.

Contudo, nem todo veículo adquirido em leilão irá ser aceito pela seguradora. Portanto, tenha muita cautela na hora de comprar seu veículo em leilão!

Enfim, lembre-se de pesquisar para adquirir ofertas mais vantajosas e que atenda às necessidades do seu perfil.

Artigos Relacionados

Classe de Bônus Seguro - Informações

Classe de Bônus no Seguro Auto

Classe de bônus no seguro auto é um percentual de desconto concedido ao cliente, conhecido como segurado, concedido através de pontos no ato da renovação da apólice (que é o contrato de seguro) após um ano de vigência sem a ocorrência de sinistros.

Leia Mais
Seguro cobre enchente? Veja a resposta em nosso site.

Seguro cobre enchente

Existem seguros com coberturas completas incluindo roubo ou furto, acidentes por incêndio, colisão, eventos da natureza e alagamentos em estacionamentos e garagens causados por enchentes.

Leia Mais
Acidente Veicular: engavetamento

Engavetamento: quem paga?

Há dois tipos de engavetamento: (I) automóvel choca em um veículo à sua frente criando um estado em cadeia, em geral, a culpa é do causador da primeira colisão; (II) motorista freia bruscamente causando colisões sucessivas nos veículos atrás, em geral, a culpa é de cada condutor que não conseguiu frear.

Leia Mais

Ebook

Tudo que você precisa saber antes de contratar um Seguro Auto

Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!