Seguro Agrícola

O seguro agrícola é muito comum no país e protege a produção agrícola deste as fases iniciais de plantio até as fases finais de colheita.
Seguro Agrícola - informações completas

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O que é Seguro Agrícola?

O seguro agrícola é a modalidade de seguro rural com maior adesão no país e destina-se à cobertura de sinistro relativo à produção agrícola causado principalmente por fenômenos climáticos, tais como incêndio, granizo, raios, chuva em excesso e/ou muito forte, ventos fortes e/ou frios, seca, geada e alterações intensas de temperatura. 

O seguro cobre todo processo produtivo deste o plantio até a colheita. Geralmente o seguro agrícola não cobre riscos relativos às doenças, pragas ou seca em plantações que utilizam irrigação artificial. Tais riscos precisam de uma concessão de coberturas especiais.

Por que fazer?

A produção agrícola no país pode ser considerada como uma indústria a céu aberto que está exposta a fenômenos naturais que podem prejudicar sua produtividade e consequentemente afetar o capital investido.

 Essa modalidade de seguro é de fundamental importância, pois garante ao produtor que teve prejuízos causados por um fenômeno natural coberto em sua apólice o ressarcimento do valor perdido.

Por isso, não espere por uma situação ruim para tomar uma iniciativa, previna-se contratando o um seguro e mantenha seu investimento na sua plantação protegido.

Como contratar um Seguro Agrícola?

A maneira mais segura de se contratar um seguro residencial é contatar um corretor de seguros qualificado, referenciado e competente. 

O Corretor de Seguros é o profissional que representa o produtor agrícola junto à seguradora e poderá auxiliar em todas as etapas de contratação do seguro.

O seguro rural pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas e, geralmente, a comercialização do seguro agrícola busca acompanhar o calendário ano-safra com o intuito de atender às principais necessidades dos agricultores.

Quanto custa o Seguro Agrícola?

Os valores do prêmio e franquia, quando existente, podem variar conforme o tipo de produto escolhido. 

No país, os principais são: custeio (abrange o custo de plantio, da manutenção e da colheita), produção (seguro ligado à estimativa de produção em comparação à produção efetiva após a colheita), renda (minimiza os prejuízos do produtor e garante uma renda mínima) e índice (seguro de produtividade com base em um indicador regional).

No entanto, o produtor rural pode utilizar um subsídio do governo federal pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), do Ministério da Agricultura, que pode variar de 35% a 45% do valor total da apólice, conforme características do produto e da cultura segurada.

Para saber mais sobre as modalidades de seguro rural clique aqui

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

Seguro Rural - Guia completo

Seguro Rural 2020 – Guia completo

O seguro rural é de fundamental importância no campo protegendo contra diversos riscos como seca, doenças de animais, entre outros, e pode ser contratado em diversas modalidades como agrícola, pecuário, vida do produtor rural, florestas e muito mais.

Leia Mais
Seguro de Penhor Rural - Tudo Sobre

Seguro de Penhor Rural

O seguro de penhor rural é obrigatório quando um bem rural é colocado como garantia em alguma operação de crédito rural como empréstimo ou financiamento.

Leia Mais
Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!