Seguro de Penhor Rural

O seguro de penhor rural é obrigatório quando um bem rural é colocado como garantia em alguma operação de crédito rural como empréstimo ou financiamento.

Seguro de Penhor Rural - Tudo Sobre

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O que é um Seguro de Penhor Rural?

Atualmente no país o seguro de penhor rural é uma obrigação legal que determina a contratação do seguro para qualquer bem dado como garantia de operação de crédito rural.

Em vista disso, essa modalidade de seguro é destinado ao patrimônio rural relacionado às atividades agrícola, pecuária, florestal e aquícola como produtos agropecuários, máquinas e implementos, benfeitorias de imóveis rurais e veículos que estejam submetidos como garantia de financiamento ou empréstimos rurais.

Por que fazer?

Ao fazer a contratação de um produto financeiro rural como um empréstimo, por exemplo, é comum o cliente optar por colocar como garantia máquinas, instalações rurais, equipamentos, entre outros. 

Nesses casos é obrigatório a contração do seguro de penhor rural que garante ao segurado indenizações em caso de sinistro promovendo assim o ressarcimento do prejuízo e a redução de inadimplência diante aos financiamentos e empréstimos rurais.

Como contratar?

A maneira mais segura de se contratar um Seguro de Penhor Rural é contatar um corretor de seguros qualificado, referenciado e competente.

O Corretor de Seguros é o profissional que representa o cliente junto à seguradora e poderá auxiliar em todas as etapas de contratação e também utilização do seguro.

Além disso, essa modalidade de seguro pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas e suas condições podem variar de uma seguradora e outra.

Quanto custa o Seguro de Penhor Rural?

O seguro de penhor rural é considerado como um tipo de seguro patrimonial rural e não existe ainda uma base nacional de preços que referencie esses bens, como ocorre com os automóveis que tem a tabela FIPE como referência.

Por isso, o segurado precisa verificar se o valor descrito na apólice (contrato) equivale ao valor de mercado real para substituição do bem, assim como os valores de franquia, limite máximo de indenização e os riscos coberto.

Para saber mais sobre as modalidades de seguro rural clique aqui

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

Seguro Rural - Guia completo

Seguro Rural 2021 – Guia completo

O seguro rural é de fundamental importância no campo protegendo contra diversos riscos como seca, doenças de animais, entre outros, e pode ser contratado em diversas modalidades como agrícola, pecuário, vida do produtor rural, florestas e muito mais.

Leia Mais
Seguro de Florestas - informações completas

Seguro de Florestas

O seguro de floresta assegura contra riscos causados por fenômenos da natureza como raios, incêndios e coberturas adicionais e é indicado para formações florestais de fins comerciais.

Leia Mais