Seguro Moto

O seguro moto protege as motocicletas contra diversos riscos, podendo ser contratada coberturas e serviços adicionais com assistência 24 horas.
Seguro Moto: Guia Completo

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O que é seguro moto?

O seguro moto, assim como seguro auto, é uma proteção destinada as motocicletas. As seguradoras oferecem dois tipos de categoria de cobertura: compreensiva e não compreensiva.

O cliente contrata os serviços baseado em seu perfil e suas necessidades. O valor do prêmio após ser determinado, pode ser pago em uma única taxa ou em parcelas ao longo de um ano que é o período de vigência da apólice.

Essa apólice garante ressarcimento total ou parcial mediante a ocorrência de sinistro e é nela que conterá todas as especificações dos benefícios contratados.

Vamos entender a importância de se contratar um seguro moto e as principais dicas para você que deseja estar por dentro do assunto!

Por que fazer?

É preciso muita habilidade para pilotar nas cidades em meio ao fluxo intenso de trânsito, por isso os cuidados devem ser redobrados e, o fator mais importante a se levar em consideração deve ser a segurança!

Os pilotos são submetidos a riscos constantes, já que a motocicleta é o veículo com maiores índices de registros de furto, roubo e acidentes de trânsito.

Além disso, é um dos meios de transporte mais em conta e bastante utilizado para se trabalhar e percorrer longas distâncias, devido a agilidade e a economia de tempo e combustível.

Por esse motivo, a necessidade se torna ainda maior para aqueles que moram em grandes metrópoles e utilizam para fins diários, implicando em um maior aumento de risco e vulnerabilidade.

Como contratar?

Você pode solicitar ajuda de um corretor de seguros que fará cotação em uma ou mais seguradoras e irá acompanhar todo o seu processo de contratação, assim como esclarecer todas e quaisquer dúvidas que surgirem.

Com base no seu perfil e características da sua moto, o corretor saberá quais os melhores serviços, te oferecerá boas propostas e te auxiliará na decisão final.

Mas, se você deseja contatar a seguradora, pode solicitar a cotação diretamente nos sites ou nos telefones de contato, lembrando, que precisa fornecer as mesmas informações e solicitar as mesmas coberturas para conseguir um parâmetro de melhor valor.

É a opção mais completa e com maior abrangência. Nesse seguro a motocicleta fica protegida contra os principais riscos e mais frequentes sinistros como:

  • Colisão;
  • Furto e roubo;
  • Incêndio;
  • Danos da natureza;
  • Indenização por perda total;
  • Cobertura de danos a terceiros.

Se em um sinistro a moto sofrer danos inferiores a 75% do total, o segurado paga o valor correspondente a franquia e a seguradora se responsabiliza com o pagamento restante.

Nessa categoria as coberturas são ofertadas separadamente de forma específica. Normalmente oferece somente cobertura contra furto e roubo e não costuma cobrar o valor correspondente a franquia.

Nesse caso, se após a ocorrência de roubo a moto não for localizada, a seguradora indeniza com base no contrato e na Tabela Fipe. Essa cobertura apresenta valores mais em conta e são as mais comumente contratadas.

Para solicitar a indenização é preciso apresentar junto a documentação pessoal e do veículo, um Boletim de Ocorrência.

Quanto custa um seguro moto?

O valor do seguro vai ser calculado com base no modelo da moto, ano, perfil do condutor, fins de uso que será destinado ao veículo e fatores de risco.

O custo médio de uma moto Fan 160, muito presente no cotidiano dos Brasileiros, com base em um condutor masculino de 27 a 45 anos pode variar de R$ 1.100,00 a R$ 1.700,00.

Quais fatores impactam no valor do seguro moto?

Alguns fatores podem influenciar no cálculo do valor do seguro das motocicletas, podendo torna-lo mais caro ou mais em conta, são eles:

Quais são as melhores seguradoras para moto?

Com base na classificação dada pelos consumidores, segue abaixo as seguradoras que apresentam pontuação satisfatória e boa reputação:

A classificação pode sofrer variação a cada semestre, portanto pesquise todos os critérios e leve em consideração as seguradoras que conseguem resolver todos os problemas apresentados e os seus maiores benefícios!

Qual o melhor seguro moto 2020?

No primeiro semestre de 2020 a SUHAI é a seguradora que apresenta maior destaque no Reclame Aqui. Com pontuação 9.0 e RA 1000, recebeu 221 reclamações e todas foram respondidas, 83,5% dos consumidores afirmam que voltariam a fazer negócio.

A seguradora oferece cobertura padrão contra furto e roubo e cobertura extra opcional de colisão com perda total com Indenização em até 100% da tabela FIPE.

E ainda conta com atendimento 24 horas em todo Brasil com ofertas de serviços de chaveiro, troca de pneus, transporte domiciliar e guincho.

Conclusão

Quanto maior o uso que se faz da moto, maior também é a vantagem de se ter o seguro. Se o custo da contratação é alto, significa que os riscos expostos são maiores e, portanto, as chances de se envolver em um acidente ou ter seu bem furtado são grandes.

Para obter os melhores pacotes, opte por serviços que sejam mais relevantes e que condiz com suas reais necessidades. Além disso, conte sempre com o corretor de seguros na contratação.

Não se submeta aos riscos com intenção de economizar, pois os prejuízos podem ser irreparáveis, portanto, priorize a contratação do seguro e pilote com tranquilidade!

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

Seguro Habitacional - Tudo que você precisa saber

Seguro Habitacional

O seguro habitacional garante a quitação do imóvel financiado no caso de morte e/ou invalidez do contratante e muito mais para os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação.

Leia Mais
Seguro Condomínio (obrigatório) - Todas informações

Seguro Condomínio

O seguro condomínio é obrigatório pela legislação brasileira e tem por objetivo proteger contra sinistros como incêndio, queda de raio e explosões podendo ter coberturas adicionais.

Leia Mais
Seguro de Vida - Guia Completo

Seguro de Vida

O seguro de vida garante indenização aos seus herdeiros e/ou familiares em caso de morte natural ou acidental e também pode cobrir invalidez permanente, doenças graves, diárias de incapacidade temporária e muito mais.

Leia Mais
Seguro Residencial - O Guia Completo

Seguro Residencial

O seguro residencial é destinado as moradias em gral (casa, apartamento, entre outros) com garantias básicas como incêndio, queda de raio e/ou explosão e diversas opções de coberturas e serviços adicionais como roubo e furto, chaveiro, desmoronamento e muito mais.

Leia Mais

Ebook

Tudo que você precisa saber antes de contratar um Seguro Auto

Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!