Seguro Empresarial (Patrimonial)

O seguro empresarial ou patrimonial é uma cobertura multirriscos que inclui prejuízos provocados por incêndio, raio, explosão e muitos outros riscos que poderão ser adicionados à apólice.
Seguro Empresarial - Tudo sobre seguros

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Se você possui um negócio, certamente deseja ter a segurança necessária de que possíveis imprevistos não impactem na continuidade dos serviços e não causem grandes prejuízos.

Considere que as perdas podem não ser somente relativas a bens materiais, já que sempre existem as possibilidades de acontecerem acidentes de trabalho!

Quando situações assim acontecem, a sua empresa tem que assumir a responsabilidade civil e arcar com custos hospitalares e indenizações aos funcionários acidentados.

Para lidar com todos os possíveis riscos, sejam estruturais, externos ou internos, você pode contar com a proteção de um seguro empresarial.

Assim como os demais seguros, o destinado as empresas possui uma ampla cobertura diferenciada e uma série de particularidades para atender o perfil e as necessidades específicas de cada companhia.

E por ser um serviço eficaz que atua na prevenção e redução dos riscos, esse seguro acaba auxiliando no equilíbrio econômico do negócio.

O que é seguro empresarial?

O seguro empresarial é uma categoria voltada para a proteção de diversos riscos sob todos os aspectos das companhias, tanto do patrimônio físico da empresa, quanto de seus funcionários.

Também conhecido como seguro patrimonial, suas coberturas são consideradas de multirrisco e só podem ser contratadas por pessoa jurídica que tem um bem a zelar, tanto material quanto civil.

É um seguro válido para qualquer gestor que deseja proteger sua companhia e seus colaboradores, podendo ser desde fábricas, restaurantes, hospitais ou clínicas a grande, micro ou pequenas empresas.

As coberturas básicas contam com proteção a incêndio, queda de raio e/ou explosão, podendo ser integrado riscos a colisões, inundação, implicações legais como furto ou roubo, entre outras opções.

Por que fazer?

Todas as modalidades de empresas, estão expostas a diversos riscos constantes como roubo e furto, danos elétricos, fenômenos da natureza, incêndio e entre outros.

Grandes empresas podem sofrer maiores prejuízos em decorrência de um incêndio por exemplo, que pode resultar na perda de seus componentes eletrônicos, móveis e causar danos a estrutura.

O seguro de proteção a incêndio irá cobrir todos os reparos necessários e ressarcir os bens lesados na ocorrência.

Outra situação que é muito comum em pequenas empresas, mesmo com câmeras de segurança e vigilância, são ações de criminosos subtraindo seus bens como computadores, notebooks, tablets e demais equipamentos.

O seguro contra roubo e furto irá ressarcir os prejuízos podendo renovar a quantidade de equipamentos e demais bens que foram levados.

Para garantir que o capital aplicado não seja perdido em nenhuma modalidade empresarial em caso de sinistro, é de fundamental importância a contratação de um seguro atendendo as necessidades do seu negócio.

Por isso, não espere por uma situação ruim para tomar uma iniciativa, previna-se contratando um seguro empresarial e mantenha seu patrimônio protegido.

Como contratar?

Diante de todos os planos de coberturas que serão mostradas a seguir, é de fundamental importância contar com o auxílio de um corretor de seguros qualificado na hora da contratação.

Esse profissional tem a capacidade de analisar os principais riscos aos quais cada negócio possa estar exposto.

Ele pode identificar proteções necessárias que passariam despercebidas e instruir quanto a viabilidade de uma apólice com pagamento de franquia e a consequência disso no valor do prêmio.

Quanto custa um Seguro Empresarial?

O valor do seguro empresarial não é fixo podendo divergir de várias formas devido à inflação, variação cambial, entre outros. Em vista disso ressaltamos a importância de se contatar profissionais qualificados para auxiliarem na identificação dos riscos potenciais da empresa.

Quanto maior as chances de acionar o seguro, maior será também o valor do prêmio, pois é calculado inicialmente a partir das coberturas a serem contratadas.

A seguradora analisa as probabilidades de ocorrência de sinistro e a possibilidade de atingir o dano máximo.

Pode depender de diferentes fatores como o valor que se deseja assegurar, serviços complementares, riscos cobertos, valorização da edificação, risco da atividade desempenhada pela empresa, quantidade de funcionários, dentre muitas características.

Vamos considerar um pequeno escritório que representa baixo risco e poucos ou nenhum funcionário, o valor pode iniciar em R$ 500,00 (quinhentos reais), podendo sofrer variações mediante a fatores como os citados acima.

Cobertura básica

A cobertura básica conta com danos provocados por incêndio, queda de raio e explosão. Normalmente o valor a ser indenizado corresponde ao que seria necessário para a reconstrução do imóvel, considerando o previsto na apólice.

Estão inclusos nessa categoria, proteção a:

Especificamente aos danos causados por quedas de raios, são cobertos pelas seguradoras desde que o mesmo tenha caído na empresa e não em seus arredores.

Danos decorrentes de explosão, devem ser originários de gás ou combustível utilizados nos equipamentos e as exceções desses componentes explosivos devem ser mencionadas ao corretor que indicará a melhor proteção.

A seguradora disponibiliza um perito para analisar o local afetado e se ficar comprovado que o dano foi intencional, perde-se o direito a indenização.

Como funciona as coberturas do seguro empresarial?

Afim de atender e corresponder ao perfil e as necessidades de cada negócio, o seguro para empresas oferece diferentes modalidades de proteção.

Cada uma delas possui a função de proteger contra determinado risco, facilitando na hora de selecionar as coberturas a serem contratadas. Vamos entender melhor a seguir o intuito de cada uma:

Seguro Patrimonial:

É um dos mais importantes e mais requisitados da categoria, pois, assegura proteção a todo o patrimônio da empresa, desde a sua estrutura física a seus bens incorporados, vejamos:

Seguro Saúde

Essa cobertura é um dos benefícios voltados ao bem-estar e proteção dos funcionários da empresa, por esse motivo, costuma ser um fator positivo na contratação de novos colaboradores.

Esse seguro funciona como um suporte aos funcionários que precisam cuidar da saúde. Através dessa cobertura é possível realizar exames, consultas, tratamentos e contemplam planos que oferecem internações em redes credenciadas.

Geralmente a maioria desses planos de saúde permitem também a inclusão de dependentes menores de 18 anos e cônjuges legais.

Seguro Odontológico

Se trata de um plano semelhante ao seguro saúde, porém, voltado aos cuidados bucais dos funcionários, que também pode contar com consultas, realização de exames e tratamentos em redes credenciadas.

Seguro de Vida em Grupo

Essa modalidade também voltada para o bem-estar do funcionário, garante cobertura contra morte e invalidez permanente e temporária e as despesas decorrentes de algum acidente que o colaborador possa sofrer.

O sindicato ou órgão representativo da categoria pode estipular a obrigatoriedade da contratação desse seguro dependendo da função exercida pelo funcionário e os riscos que implicam a sua vida.

Para saber mais sobre o seguro de vida em grupo clique aqui

Coberturas complementares

As coberturas complementares são específicas e atendem a determinados grupos empresariais ou regiões, são totalmente voltadas a proteção dos bens e do próprio negócio. São elas:

A maioria dessas coberturas contam com assistência 24 horas e podem ser contratadas levando em consideração o perfil do negócio empregado e as necessidades de cada empresa.

Conclusão

Acabamos de perceber que as formas de cobertura das apólices são bem flexíveis e que é possível adequá-las de acordo com as necessidades da empresa e em concordância como perfil e a atividade comercial exercida.

Uma dica importante na hora de ajustar a apólice de seguro empresarial, é reconhecer os potenciais riscos existentes ao seu negócio, considerando a sua região e os índices acidentais mais recorrentes.

Podemos concluir com isso, que o seguro empresarial é vantajoso em todos os sentidos, pois, as perdas inesperadas são todas transferidas para as seguradoras.

A empresa não sofre com redução patrimonial em casos de deteriorações, portanto, não há alteração no equilíbrio financeiro e econômico.

Os negócios de pequeno porte possuem ainda mais vantagens com relação ao seguro, que oferece as coberturas necessárias a possíveis impactos financeiros que poderiam resultar em falência.

E por fim, o seguro empresarial garante a continuidade da produção ainda que em situações adversas, prevenindo a segurança dos colaboradores e proporcionando tranquilidade e boa rentabilidade!

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

Seguro Transporte - Informações Completas

Seguro de Transporte de Cargas

O seguro de transporte de cargas protege contra danos causados aos bens/cargas durante o seu transporte por terra, ara ou água, podendo ser de nível nacional ou internacional.

Leia Mais
Seguro de Frota de Veículos - Por que contratar?

Seguro de Frota de Veículos

O seguro de frota de veículos geralmente é mais barato do que a contratação de um seguro para cada automóvel e é muito comum em empresas que possuem muitos carros.

Leia Mais
Saiba quais seguradoras aceitam Uber

Quais seguradoras aceitam Uber

Atualmente, a Uber possui uma modalidade de seguro para acidentes pessoais de passageiros e várias seguradoras ofertam esse tipo de seguro. O motorista pode contar com a ajuda do corretor de seguros para identificar o melhor seguro para suas necessidades.

Leia Mais
Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!