Seguro Pecuário

O seguro pecuário protege e asseguro animais bovinos, suínos, ovinos, caprinos, entre outros, que façam parte de rebanhos com finalização de produção.

Seguro Pecuário - informações completas

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

O que é um seguro pecuário?

O seguro pecuário garante a indenização por danos diretos e indiretos dos animais (bovinos, suínos, equinos, ovinos, caprinos, equinos, entre outros) que compõem os rebanhos para a produção, consumo, cria, recria, trabalho por tração, engorda ou reprodução com o intuito de aumentar e/ou aperfeiçoar plantéis.

Para utilização do seguro, o pecuarista precisa ter um controle do seu plantel e identificação dos animais que possibilite o seu reconhecimento em caso de morte por um risco coberto pelo seguro.

Por que fazer?

Os animais estão sujeitos ao risco de morte por diversas causas como epidemias, doenças, abortos, intoxicação acidental, envenenamento acidental, alterações bruscas de temperatura, raios, incêndios, entre outros. 

Em vista disso, o pecuarista, para minimizar o risco de perder parte ou totalidade de seu capital investido em seus rebanhos, poderá contratar o seguro.

Como contratar um seguro pecuário?

A maneira mais segura de se contratar um seguro pecuário é contatar um corretor de seguros qualificado, referenciado e competente.

O Corretor de Seguros é o profissional que representa o pecuarista junto à seguradora e poderá auxiliar em todas as etapas de contratação e utilização do seguro. 

O seguro rural pode ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas e suas condições podem variar de uma seguradora e outra.

Quanto custa o seguro pecuário?

O seguro pecuário é destinado ao rebanho com apólice (contrato) para uma quantidade mínima de animais e é uma modalidade do seguro rural.

O valor do seguro é calculado com base em informações como: tipo de animais, quantidade, riscos relacionados, entre outros. Por isso, é preciso a análise de um profissional qualificado para a definição do valor. 

No entanto, por se tratar de uma modalidade de seguro rural, pode haver isenção tributária federal, deixando o seu seguro mais barato. 

Qual é a diferença entre seguro de animais e pecuário?

O seguro pecuário é destinado ao rebanho com uma apólice (contrato) para uma quantidade mínima de animais e é uma modalidade do seguro rural.

Já o seguro de animais não é uma modalidade do seguro rural, não tem isenção tributária federal e é destinado a animais considerados de elite ou domésticos e pode oferecer apólice individual para cada animal. 

Para saber mais sobre as modalidades de seguro rural clique aqui

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

Seguro Rural - Guia completo

Seguro Rural 2021 – Guia completo

O seguro rural é de fundamental importância no campo protegendo contra diversos riscos como seca, doenças de animais, entre outros, e pode ser contratado em diversas modalidades como agrícola, pecuário, vida do produtor rural, florestas e muito mais.

Leia Mais
Seguro de Penhor Rural - Tudo Sobre

Seguro de Penhor Rural

O seguro de penhor rural é obrigatório quando um bem rural é colocado como garantia em alguma operação de crédito rural como empréstimo ou financiamento.

Leia Mais