Seguro Residencial

O seguro residencial é destinado as moradias em gral (casa, apartamento, entre outros) com garantias básicas como incêndio, queda de raio e/ou explosão e diversas opções de coberturas e serviços adicionais como roubo e furto, chaveiro, desmoronamento e muito mais.
Seguro Residencial - O Guia Completo

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Um imóvel hoje em dia é considerado não somente um patrimônio, mas também uma boa alternativa de investimento.

A conquista só vem depois de muitos esforços e os valores são realmente consideráveis. Então, como proteger esse patrimônio e resguardar o lar?

Essa proteção é possível através do seguro residencial! Vamos falar das facilidades e dos benefícios de se contratar essa proteção e tirar várias dúvidas acerca desse tema.

O que é seguro residencial?

O seguro residencial nada mais é do que a proteção oferecida aos imóveis de moradia e também de temporada. Essa modalidade pode proteger não só a estrutura física do patrimônio como também os bens em seu interior.

Em comparação com os demais seguros, o residencial apresenta um baixo custo, pois, varia entre 0,2% e 0,6% do valor do imóvel, e vai depender também de fatores como a quantidade de coberturas e o tipo da sua residência.

Por que fazer?

Os imóveis, sejam para moradia, aluguel ou temporada, estão expostos a diversos riscos constantes como furto e roubo, incêndio, alagamento, danos elétricos, fenômenos da natureza e entre outros.

Outro ponto positivo é o custo x benefício, já que se trata de um seguro multirrisco com um conjunto de coberturas na apólice que sairiam bem mais caras se fossem contratadas individualmente.

Essa modalidade de seguro também possibilita ao cliente, montar sua apólice com as coberturas que mais correspondem com suas necessidades, podendo usufruir melhor dos benefícios sem prejuízos financeiros com serviços indesejados.

É uma forma de resguardar a família já que o seguro residencial oferece indenização para incidentes cobertos na apólice e disponibiliza alguns serviços residenciais 24 horas.

Como contratar?

A maneira mais segura de se contratar um seguro residencial é contatar um corretor de seguros qualificado e habilitado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

O Corretor de Seguros é o profissional que representa o segurado junto à seguradora e poderá auxiliar em todas as etapas de contratação do seguro.

O corretor de seguros irá então fazer cotação em uma ou mais seguradoras, considerando as suas necessidades de forma a definir o melhor plano para você, conciliando serviços e valores.

As seguradoras geralmente apresentam planos com características distintas, por isso a importância de se analisar a fundo cada proposta apresentada, pois além dos valores, podem-se alterar os itens cobertos e também, a exclusão de riscos (como casas de madeira, por exemplo), entre outros.

Quanto custa um seguro residencial?

Como em outras modalidades de seguro, o residencial também vai depender de alguns fatores como: o tipo do imóvel e localização, se apresenta maior periculosidade a invasão para assalto e roubo ou se a região tem propensão a sofrer com algum fenômeno natural recorrente.

O custo médio do seguro residencial gira em torno de R$ 500,00 (quinhentos reais) anual, podendo ser maior ou menor o valor de acordo com o perfil do imóvel e as coberturas escolhidas.

Principais coberturas do seguro residencial

As principais coberturas garantem indenização contra incêndios, queda de raios, explosão causada por gás de finalidade doméstica e consequências decorrente disso como despesas com combate ao fogo, desmoronamento, remoção de salvados, desentulho e salvamento do local.

Coberturas complementares do seguro residencial

Pode haver também outras coberturas específicas complementares, que irão variar conforme a seguradora e o perfil do imóvel de cada cliente, vejamos:

Como as coberturas funcionam?

Serviços emergenciais e assistências do Seguro Residencial

São disponibilizados também serviços emergenciais e de assistência que funcionam como apoio essencial para os segurados.

Esses serviços auxiliam em problemas que podem surgir no dia a dia, como queima da resistência do chuveiro, esquecer as chaves no interior da casa, ou se algum encanamento entupir poderá solicitar um profissional para ajudar a resolver o problema.

Seguem alguns desses serviços inclusos:

Seja em qualquer horário, mediante a uma emergência, o serviço de atendimento funciona 24 horas e um profissional é encaminhado até a sua residência imediatamente para te auxiliar.

Diferença do seguro residencial e seguro condominial

O seguro residencial é opcional e de responsabilidade do proprietário, já o seguro condominial é obrigatório por lei e de responsabilidade do síndico, as coberturas são é prol das áreas comuns como salão de festas, portaria, play ground e toda estrutura do prédio.

O seguro condominial não substitui o seguro residencial se você mora em apartamento por exemplo, portanto, não deixe de contratar a proteção para o seu imóvel.

Como proceder em caso de sinistro?

Leia atentamente sua apólice de seguro para compreender de que forma o sinistro assegurado deverá ser indenizado.

Além de algumas documentações, outras informações podem ser exigidas mediante a solicitação da indenização, como:

Conclusão

Antes de contratar o seguro residencial, busque por informações de sua região que auxiliem na escolha das coberturas adicionais para que contrate serviços essenciais e dentro das suas necessidades.

Tenha suporte de um corretor credenciado na cotação dos seguros e por fim, se atente as cláusulas, aos riscos cobertos e principalmente aos riscos que não são cobertos para saber como proceder quando precisar acionar a seguradora.

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

Seguro Habitacional - Tudo que você precisa saber

Seguro Habitacional

O seguro habitacional garante a quitação do imóvel financiado no caso de morte e/ou invalidez do contratante e muito mais para os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação.

Leia Mais
Seguro Condomínio (obrigatório) - Todas informações

Seguro Condomínio

O seguro condomínio é obrigatório pela legislação brasileira e tem por objetivo proteger contra sinistros como incêndio, queda de raio e explosões podendo ter coberturas adicionais.

Leia Mais
Seguro de Vida - Guia Completo

Seguro de Vida

O seguro de vida garante indenização aos seus herdeiros e/ou familiares em caso de morte natural ou acidental e também pode cobrir invalidez permanente, doenças graves, diárias de incapacidade temporária e muito mais.

Leia Mais
Qual o melhor seguro para celular

Qual o melhor seguro para celular?

Existem várias seguradoras que oferecem seguro para celular e o ideal é identificar qual produto se adequa melhor as suas necessidades específicas assim como o valor do seguro e o valor do aparelho segurado.

Leia Mais

Ebook

Tudo que você precisa saber antes de contratar um Seguro Auto

Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!