Para os brasileiros receberem uma autorização de entrada como turistas em Portugal, é obrigatório que se tenha um seguro viagem, conforme o Tratado de Schengen, que possa cobrir despesas médicas e hospitalares de no mínimo 30 mil Euros.
Qual o melhor seguro viagem para Portugal?
O ideal é optar por planos que tenham coberturas acima do mínimo exigido de 30 mil Euros. Existem no mercado diversos produtos indicados para determinadas necessidades, tais como:
- Planos mais baratos com coberturas menores
- Coberturas adicionais como ressarcimento em caso de atraso ou extravio da bagagem
- Maior tempo de cobertura indicado para gestantes
- Garantia de passagem aérea de ida e volta para um familiar caso ocorra algum sinistro com o segurado
- Coberturas para praticantes de esportes radicais
O ideal é consultar um corretor de seguros para identificar quais coberturas se adequam melhor ao seu perfil e assim optar pelo seguro que irá atender as suas necessidades específicas.
Vantagens de um seguro viagem emitido por seguradora brasileira:
- A apólice é válida não somente em Portugal, mas em toda a Europa
- Pode se fazer uso dos serviços de saúde pública, hospitais particulares e atendimento a domicílio, onde você estiver hospedado
- A seguradora cobre todas as despesas médicas até o limite do valor do plano contratado
- Cobertura desde o embarque no Brasil até o desembarque também no Brasil
- Seguro extra contra atrasos de voos e extravio de bagagem
- Valor do seguro é proporcional a quantidade de dias de viagem (vigência do seguro)
- Seguro personalizado (por pessoa)
Vantagens de um seguro viagem emitido por seguradora brasileira:
Devido aos acordos de previdência que o Brasil tem com Portugal, O CDAM, Certificado de Direito à Assistência Médica é um documento que atesta que aqueles que contribuem com a Previdência Social, pode receber atendimento médico das redes públicas assim como os demais cidadãos.
É importante saber que o CDAM não substitui o seguro viagem para Portugal, pois, com somente ele não é possível dispor de todos os serviços de saúde do País.
A apresentação do certificado anula a obrigatoriedade de contratar um seguro que cobre no mínimo 30 mil Euros.
Mesmo o sistema de saúde público de Portugal não é totalmente gratuito. Para fazer uso, assim como os cidadãos nativos é preciso pagar uma taxa em Euros.
Como emitir o CDAM (PB4) no Brasil
Você consegue emitir o CDAM nos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde, que se localizam nas capitais de cada estado do Brasil e no Distrito Federal. O certificado só pode ser emitido pessoalmente ou mediante procuração pública registrada em cartório.
Vantagens do CDAM
Se o plano de viagem incluir um longo tempo de estadias em Portugal, em casos de trabalhos temporários, ou até mesmo um intercâmbio, o CDAM será a melhor escolha em comparação ao Seguro viagem.
Desvantagens do CDAM
O valor que você irá gastar em uma apólice de seguro em uma viagem curta pode ser inferior ao valor que se pode gastar caso precise utilizar a saúde pública emergencial.
Como saber qual o seguro viagem mais indicado para Portugal?
Você pode consultar um corretor de seguros da sua confiança. Ele te oferecerá as melhores opções de acordo com o destino selecionado, tempo de duração da sua viagem e suas necessidades específicas.
Quanto custa seguro viagem para Portugal?
O valor em média que se gasta é entre R$12 a R$20 por dia, variando conforme as coberturas contratadas, duração e escolha dos dias da viagem.
Também vai depender de quantas pessoas estarão protegidas no seu plano de seguro viagem.