Tem como resgatar o seguro de vida?

É possível resgatar o seguro de vida, caso o sinistro ocorrido esteja coberto pela sua apólice de seguro. Leia com atenção o seu contrato de seguros e entre em contato com o seu corretor para saber todas as coberturas do seu seguro.
Seguro de Vida - Como resgatar?

compartilhe este artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Quais as vantagens do seguro de vida?

O seguro de vida se trata de um contrato firmado entre você e a seguradora. Os prêmios são pagos mensalmente por um valor acordado e em caso de morte do segurado, os beneficiários, ou na falta deles, cônjuge e herdeiros recebem o valor da indenização.

Alguns planos cobrem invalidez permanente ou temporária, despesas educacionais dos filhos se confirmar dificuldades por desemprego e o resgate do valor aplicado em caso de dificuldades financeiras.

Ainda possuem planos que oferecem reembolso em compra de medicamentos e despesas médicas.

Existem no mercado vários tipos de seguros de vida que se enquadram em uma das quatro categorias existentes:

Seguro de vida tradicional

Protege o patrimônio do segurado e seus herdeiros oferecendo cobertura em caso de morte do titular do seguro podendo também contratar coberturas adicionais.

Seguro de vida resgatável

Une a proteção do seguro de vida em si à um tipo de investimento para o titular do seguro, possibilitando o resgate de determinado valor após um período de carência.

Seguro de vida temporário

É um seguro de vida por tempo determinado. Ou seja, garante a proteção durante um prazo específico, entre 5 a 25 anos, ou até os 75 anos de idade do titular do seguro.

Seguro de acidentes pessoais

O seguro de acidentes pessoais se destina exclusivamente a sinistros causados por acidentes, podendo cobrir morte e invalidez permanente total e parcial.

Sim! É preciso averiguar se a sua situação se enquadra no resgate do seu seguro de vida, essa confirmação você encontra nas cláusulas da sua apólice.

Sim! Para as modalidades se seguros que cobrem sinistros em vida como invalidez total e permanente é possível solicitar o regaste do seu seguro ou para a modalidade de seguro de vida resgatável é permitido o resgate conforme condições contratuais.

Além das características de um seguro de vida, o seguro de vida resgatável também pode ser utilizado ainda em vida pelo contratante, funcionando como um título de capitalização com investimentos mensais, permitindo resgate após um período de carência.

 

O titular deve entrar em contato com a seguradora que enviará por e-mail um documento chamado “Aviso de sinistro”.

Esse aviso deve ser devidamente preenchido e encaminhado para a seguradora juntamente com os documentos que serão solicitados.

Para isso, tenha em mãos os laudos e atestados médicos, exames, comunicação de afastamento do trabalho em ocorrência de acidente, boletim de ocorrência, cópia do INSS se o segurado estiver recebendo o benefício, carteira de trabalho, três últimos contracheques, documentos pessoais e apólice do seguro.

Enquanto que o seguro de vida resgatável funciona como um investimento para o segurado, além dos benefícios ofertados a proteção familiar. Conforme a contratação e condições previstas na apólice, o segurado pode realizar o resgate do valor acumulado parcial ou total.

No seguro de vida tradicional, o valor é indenizado aos beneficiários do plano contratado, somente após a ocorrência de algum sinistro como o falecimento do titular.

O plano pode ter validade para o recebimento ou proteção vitalícia, em que o contratado define quando resgatará o valor da reserva.

Se o titular nunca solicitar o resgate, o plano segue valendo como um seguro de vida tradicional e será destinado aos beneficiários, garantindo a tranquilidade e proteção familiar.

Em quais situações é possível pedir o resgate de seguro de vida?

Dependendo das cláusulas da sua apólice de seguro, conforme a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), é possível o resgate do valor aplicado nas seguintes situações:

O resgate do seguro é um processo simples que demanda apenas o envio de documentação necessária e solicitada, o prazo é de até 30 dias para resgatar o benefício, salvo pendência de algum documento, nesse caso o prazo é cabível de prorrogação.

Conclusão

O seguro resgatável possui as mesmas características de um seguro de vida tradicional, com a diferença que ocorre aplicação do valor do prêmio, pago mensalmente, funcionando também como uma reserva financeira.

Já o seguro de vida temporário é estabelecido por um período determinado enquanto que o seguro de acidentes pessoais cobre apenas sinistros causados por acidentes.

Além disso, sabe-se que tem como resgatar o seguro de vida caso ocorra algum sinistro previsto na sua apólice. No entanto, é preciso seguir as normativas conforme contrato para o seu recebimento. Assim como o resgate em vida, do seguro resgatável que ocorrerá de acordo com as características e tempo de carência previstas em contrato.

Acesse os seguros disponíveis

Artigos Relacionados

Seguro Habitacional - Tudo que você precisa saber

Seguro Habitacional

O seguro habitacional garante a quitação do imóvel financiado no caso de morte e/ou invalidez do contratante e muito mais para os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação.

Leia Mais
Seguro Condomínio (obrigatório) - Todas informações

Seguro Condomínio

O seguro condomínio é obrigatório pela legislação brasileira e tem por objetivo proteger contra sinistros como incêndio, queda de raio e explosões podendo ter coberturas adicionais.

Leia Mais
Seguro de Vida - Guia Completo

Seguro de Vida

O seguro de vida garante indenização aos seus herdeiros e/ou familiares em caso de morte natural ou acidental e também pode cobrir invalidez permanente, doenças graves, diárias de incapacidade temporária e muito mais.

Leia Mais
Seguro Residencial - O Guia Completo

Seguro Residencial

O seguro residencial é destinado as moradias em gral (casa, apartamento, entre outros) com garantias básicas como incêndio, queda de raio e/ou explosão e diversas opções de coberturas e serviços adicionais como roubo e furto, chaveiro, desmoronamento e muito mais.

Leia Mais

Ebook

Tudo que você precisa saber antes de contratar um Seguro Auto

Tudo sobre seguros - Guia Completo

Tudo Sobre

Seguros

 

Acesse o Guia completo sobre Seguros!